Pimenta Branca – Meus Temperos Favoritos
Hoje exploraremos mais um tempero: a pimenta branca. Depois de falarmos sobre a cúrcuma e o zaatar, chegou a vez dessa especiaria onipresente na minha cozinha.
Você sabia que a pimenta branca é extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino? Na realidade, elas são o mesmo grão, mas na pimenta branca a casca é removida e a parte interna é desidratada. Portanto, neste artigo, ao me referir aos benefícios da pimenta branca, também usarei o nome pimenta-do-reino.
A pimenta apresenta inúmeras vantagens e benefícios a saúde, dentre eles:
- Fonte de minerais: principalmente o potássio e ferro.
- Diminui LDL (colesterol ruim): quando consumido regularmente ajuda a regular os níveis de LDL e triglicerídeos, se tornando um aliado no combate à obesidade.
- Ajuda na absorção de nutrientes: principalmente do selênio, curcumina (presente na cúrcuma) e vitamina B.
- É termogênico: termogênicos aumentam o metabolismo, auxiliando na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso.
Passamos agora aos seus usos na cozinha. A pimenta branca é muito utilizada em pratos que não permitam ingredientes que alterem a sua cor, como o molho branco e sopas mais claras. Assim, se evita que pontinhos pretos interfiram com a aparência do prato, e adiciona seu característico sabor “terroso”.
Além disso, pode ser utilizada em qualquer outra receita na qual se utilizaria pimenta-do-reino, apesar da variedade branca ter um sabor um pouco mais suave. Eu costumo utilizar a pimenta branca principalmente em receitas que tem mais líquido, como molhos, sopas, caldos, etc. Também gosto de combinar essa especiaria com a cúrcuma, criando uma combinação com uma pegada indiana.
Muitas pessoas não gostam da pimenta branca por seu sabor que vai além da picância. Você já provou essa pimenta? E o que achou?