Zaatar – Meus Temperos Favoritos
Continuando com a série sobre temperos, hoje falaremos sobre o zaatar. Só para refrescar a memória, semana passada falamos sobre a cúrcuma. Você pode conferir o artigo passado clicando aqui.
O zaatar, ou zahtar, merece uma explicação , pois não é apenas uma especiaria, mas uma mistura de temperos. Na verdade, trata-se de um termo árabe para tomilho, que é o ingrediente primário da mistura.
Essa mistura normalmente leva também sumagre moído e sementes de gergelim torrado, mas pode incluir especiarias como o cominho, casca de limão, coentro, anis.
Por ser um mix, suas propriedades benéficas à saúde variam de acordo com as especiarias utilizadas em seu preparo. Em geral, podemos dizer que o zaatar é bom para aqueles que estão se sentir sonolentos ou deprimidos, pois ajuda a estimular o cérebro e revigora o humor.
Agora, passamos a considerar os usos desse tempero na cozinha. Gosto do modo como o zaatar dá vida a uma travessa de legumes cozidos, sopa ou pratos com arroz. Uma dica é misturá-lo a uma marinada líquida e então, servido com vegetais diversos. Funciona bem quando utilizado em molhos para saladas.
Finalmente, destaco que o zaatar combina muito bem com batatas e pães. Gosto de misturá-lo ao azeite de oliva, e comer com pão aquecido, inclusive porque o zaatar ajuda a digerir o peso do pão.
Você já conhecia o zaatar? Como você gosta de utilizá-lo?