Hambúrguer de Falafel Sem Glúten com Maionese de Tahini e Creme de Abacate
Follow my blog with Bloglovin
Eu digo sempre que o vegetarianismo pode ser fácil. E, claro, saboroso. E nutritivo. E se por acaso alguém descordar disso, eu pergunto: “Você já comeu falafel?”
Pois é, o falafel reúne essas três qualidades. Minha filha mais velha e parceira na cozinha estava com saudades de experimentar essa iguaria da culinária árabe e lá fomos nós. Mas dessa vez quisemos sair do lugar comum com essa receita, e dar um passinho a mais. Em vez de fazer um falafel simples, fizemos um master blaster hambúrguer de falafel com maionese de tahini e creme de abacate!
O falafel em si é extremamente simples de fazer, e é uma ótima opção para nossas vidas corridas. Ele pode ser congelado, então é uma boa ideia fazer várias unidades para as marmitas da semana. A base do falafel é o grão-de-bico e a farinha dessa leguminosa, complementado por temperos.
A segunda parte do nosso hambúrguer é o creme de abacate, com uma consistência cremosa e suavidade que combinam muito bem com os sabores marcantes do falafel e do tahini. Também utilizamos um pouco de grão-de-bico para prepará-lo, um dente de alho e salsinha. Esse creme verde também fica ótimo sozinho, para ser degustado com um pão ou torrada.
O terceiro elemento é indispensável para a explosão de sabor desse hambúrguer: a maionese de tahini. Tahini e grão-de-bico é uma combinação clássica da culinária do oriente médio, e não é a toa. O limão galego dá um toque especial, levemente mais adocicado. Uma delícia!
Mas como dá pra perceber pelas fotos, no final das contas não fizemos um hambúrguer. Isso porque esquecemos de um pequeníssimo detalhe. O pão. E aí, na correria, optamos pela opção vegana do pão árabe, e também um pão sem glúten para a minha esposa, que é intolerante. Mas se o pão não foi de acordo com os planos, o sabor… foi tudo que esperávamos!
Tradicionalmente o falafel é frito, mas por questões de saúde e por preferência geral em nossa casa, resolvemos assá-lo. Usamos o truque de deixar uma forma pequena com água no forno, junto com a forma que continha os falafels.
Outra adaptação que fizemos foi acrescentar um pouco de farinha de linhaça. A linhaça é uma semente rica em ômega 3, ótima para ajudar no combate ao colesterol. Além disso, é uma fonte de fibras, que ajuda na hora de regular o intestino e consequentemente, à diminuir o inchaço na área da barriga.
A receita que fizemos foi adaptada de um site estrangeiro especificado na receita abaixo.
- 1 1/2 xícaras de grão-de-bico cozidos
- 3 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 3 cc de cominho
- Coentro, salsinha e cebolinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- 2 cs de azeite
- ½ xícara de farinha de grão-de-bico
- ¼ xícara de farinha de linhaça
- 1/3 xícara de grão-de-bico cozido
- 1 Abacate
- Punhado de salsinha
- 1 dente de alho
- 2 cs de tahini
- Sumo de 1 limão
- 2 a 3 cs de água
- Pão árabe ou duas fatias de seu pão de preferência
- Tomate
- Alface
- Caso faça o falafel assado, pré-aqueça o forno em 250 ºC
- Bata o grão-de-bico, a cebola, os alhos, folhas e temperos no processador, até que os ingredientes estejam picados.
- Adicione o azeite e as farinhas, e bata novamente.
- Quando a mistura estiver com uma textura modelável, retire do processador.
- Forme cada falafel em tamanho de hambúrguer, ou se preferir, em pequenos discos.
- Frite ou asse cada falafel. Caso asse, unte a forma com óleo ou azeite, e coloque uma forma pequena com água no forno, juntamente com o falafel.
- Deixe no forno por 50 minutos, virando na metade do tempo.
- Bata no processador ou liquidificador todos os ingredientes.
- Em um recipiente, misture com um garfo todos os ingredientes.
- Caso tenha ficado muito líquido, leve a geladeira por alguns minutos para que a mistura engrosse.
- Use a criatividade!
- Nós montamos no pão árabe, passando o crème de abacate, depois o falafel, depois o tomate, a alface e a maionese de tahini.
- cc = colher de chá
- cs = colher de sopa
Se você tentar essa receita em casa (por favor, tente. Você não sabe o que está perdendo até comer essa delícia!), me conta aqui como foi!